domingo, 17 de maio de 2009

Enquanto escolhia na loja uma prenda bonita para o aniversário do meu filho, detive-me em duas pessoas perto de mim que discutiam acesamente. Eram de certeza mãe e filho, porque a semelhança dos traços fisionómicos e a diferença de idades o denunciava. O que me chamou a atenção, mais do que o facto de estarem a discutir numa loja de roupa, foi o facto de o fazerem numa língua que eu desconhecia e nem sabia identificar. Será árabe? Checo? Aproximei-me discretamente a tentar ouvir. E aí sim, consegui descodificar duas frases:
- Ouh felhe! Voi vestiúr!
- Nan vô nede!!!
Eram açoreanos.

7 comentários:

Mariquinhas disse...

Eu diria -"Micaelenses".

Miepeee disse...

Ahahaha, andei meses para tentar perceber um anuncio que havia na televisao com um homem que anunciava um queijo. Ja nem me lembro a marca.
Beijinho.

Emiele disse...

:)
tal e qual!
Mas a mariquinhas tem razão, essa pronúncia terrível com os u à francesa, é de São Miguel. Por exemplo em Santa Maria o sotaque é ligeiro, como um beirão ou alentejano têm sotaque.

Castanha Pilada disse...

Mariquinhas e Emiele, esse é de facto um pormenor que eu desconhecia. Obrigada.

Miepeee, a razão do grande sucesso do anúncio foi mesmo essa.

A Senhora disse...

Isso me lembrou André, quando estava de passagem pela Austrália, no quarto do hotel tentando decifrar que lingua era aquela falada no filme. Só conseguiu quando ouviu: porcos! porcos! Daí em diante foi até fácil entender o filme... :)

Mariquinhas disse...

O meu "pormenor" foi uum reconhecimento à sua eficácia na escrita dos fonemas (não sei se poderá dizer assim)que eu decifrei logo.
Mas também por ser o sotaque mais "genuíno"-toma-se a parte pelo todo -
vê-se logo que sou Micaelense e o Pauleta também... eheheh

Mieppeee: o queijo "Terra Nostra"

Castanha Pilada disse...

Senhora, curiosamente é uma coisa que acontece com mais frequência do que pensamos. Basta estarmos convencidos que não conhecemos a língua e já não a compreendemos.

Lol Mariquinhas! É que nos comentários não se nota nada! :)))