sexta-feira, 3 de julho de 2009

De todas as fotografias do meu passado, há umas que me perturbam particularmente. São as do primeiro casamento do meu tio J***, que contrariou a tradição casando em pleno inverno. Não foi com certeza por isso que o casamento durou pouco, mas foi por isso que se tornou um dos maiores dramas da minha vida.
Como sempre acontece em casamentos e baptizados, todos os convidados vão de farpela nova. E assim foi no caso vertente. Apenas com um pequeno pormenor: Naquele tempo, não era costume perguntar-se às crianças o que queriam vestir, apresentava-se-lhe a roupa decidida e estava feito. E foi o que fez a minha mãe, que me comprou umas calças de fazenda e uma camisola de pura lã, tudo de óptima qualidade, afiançava ela com a boca a fugir-lhe para o "Ingrata!", e eu acreditava, mas cuja aspereza me fez andar todo o dia direita, quase sem me mexer. Qualquer movimento em falso me provocava comichões insuportáveis.
Quando olho para mim naquelas fotografias, é isto que vejo: Um robot da legião de tropas do Darth Vader.

6 comentários:

Paula Raposo disse...

Na altura não 'tínhamos voto na matéria'! Coisa que me fartei de ouvir. Beijinhos.

Castanha Pilada disse...

Era mesmo isso, já nem me lembrava da expressão!

Anónimo disse...

:))))))
Um amigo casou-se e todas as fotos saiu exatamente assim. eu achei curioso - parecia que tinha a faca ao pescoço. daí ele explicou-me que havia esquecido de tirar um alfinete da camisa nova, justamente no pescoço.

A minha diferença com as roupas de casamentos, quando era pequena, era justamente ter que vesti-las. Sentar-me como uma "mocinha" era quase impensável! :)

Mariquinhas disse...

Castanha, que desconforto, se calhar, nem os doces do casamento saboreaste de jeito, para mim, era o melhor da festa!
Eu também tive a minha parte "gaga" nesta questão de casamentos. Uma prima minha, emigrante nos Estados Unidos, veio casar à sua Terra e fez um casamento à moda americana (julgo de inspiração italiana) vai daí convidou-me para dama de honor, eu tinha 14 anos na altura. Ela trouxe indumentária já feita, capelina de palhinha de nylon, vestido de organza lilás e debruado a cetim na mão levava uma cesta com flores, enfim, uma piroseira de todo o tamanho. Eu já tinha ideias muito próprias e esta "cena" seria a última que eu desejasse participar. Fiquei vacinada - fretes - não obrigada!!!

Fantasia Musical disse...

Casei-me em Dezembro e adorei!
;)

Castanha Pilada disse...

Caramba Senhora! E não dava para tirar discretamente???

Mariquinhas, eu nem me lembro dos doces! Devia haver, mas eu nem me lembro! Mas essa da dama de honor à amaricana também não deve ter sido nada fácil!

Fantasia, eu também me casei no tempo frio, curiosamente. De todas as vezes! :)