sábado, 28 de novembro de 2009

A mulher do bolo-doce percorria diariamente as ruas da cidade na sua carrinha branca. Conduzia muito devagar e, quando passava à porta das clientes habituais (como era o caso da minha avó), abrandava ainda mais, buzinava longamente, punha a cabeça de fora e gritava num vozeirão que só ela:
- Bolo-doooooooooooooooooooooce!!!
Dizia-se que, persistente, tinha feito exame de condução trinta vezes até os tipos se fartarem dela e lhe darem a carta de condução.
Ainda hoje, quando ouço alguém buzinar assim, mesmo que certamente não o faça com tão boas e doces intenções, ouço imediatamente na minha cabeça aquele longo pregão da mulher mais teimosa que conheci:
- Bolo-doooooooooooooooooooooce!!!

5 comentários:

Mariquinhas disse...

Onde vivo, há 16 anos, vem todos os fim-de-semana, seja verão ou inverno, uma carrinha vender gelados - e, não é que, durante estes anos todos, faz-se anunciar, sempre,com a mesma canção, chata, "está na hora, está na hora, está na hora de brincar, oh, oh, e lári, lári, lé, oh, oh.....já pensei oferecer um cd com outra canção - mas, os direitos de autor..;))

Gostei da "teimosia" da mulher do "bolo doce"- penso ser o que cá se chama massa sovada - estive a fazer as contas e se calhar já não vou a tempo de tirar a carta de condução pelo método dela;))
Esta revelação bem podia ser um segredo - é o meu "calcanhar-de Aquiles";))

Paula Raposo disse...

Que doçura!!!

Anónimo disse...

Eu lembro quando eu ia para casa dos meus avós. Era uma carroça verde, com um baú todo bem fechado. E quando chegava na porta do meu avô ele já parava. Meu avô, como todo avô, mandava a gente ir até lá escolher o doce preferido.
Para mim, era uma carroça mágica... :))

Luís Filipe Maia disse...

eles sabiam muito bem à porta de quem deviam gritar

bolo-doooooooooooce

sabiam onde moravam os bons clientes, não é assim pilada ?

Castanha Pilada disse...

Lol Mariquinhas, eu se fosse a ti nem tentava. Conduzir é para mim uma das actividades mais stressantes que há.

Pois era Paula.

Senhora, um baú??? Isso sim devia ser excitante. :)

Luis, gulosa? Eu?